Há 29 anos, três jovens alagoanos tiveram a ideia de começar a empreender ainda nos tempos de colégio e criaram uma rede de restaurantes que tem deixado sua marca no Nordeste com três marcas fortes: a Super Pizza, a casa de pizza e massas Armazém Guimarães e o restaurante de culinária italiana Maria Antonieta, em Maceió. “Todas as nossas operações (SuperPizza com 07 unidades, Armazém com 04 e a Gastronomia Maria Antonieta) continuam sendo operadas pela família e administradas por nós três”, destaca o empresário Leopoldo Gama, que divide com os irmãos André e Breno a sociedade do grupo que traz em si uma trajetória de sucesso no mercado com essas diversas propostas voltadas à cozinha italiana.
E hoje os sócios comemoram os dez anos de atuação bem sucedida na capital pernambucana, onde investiram com a marca Armazém Guimarães, em ponto numa das localizações mais turísticas e concorridas do Grande Recife, a praia de Boa Viagem, no litoral sul. Um empreendimento que é reconhecido na praça natal como uma das maiores referências da região em gastronomia italiana e pizzaria de forno a lenha. “Gastronomia Italiana é concorrida em todo território nacional e procuramos nos destacar dentre os concorrentes na utilização de ingredientes de primeiríssima linha. Não permitimos sob hipótese alguma a entrada de produtos que não sejam os melhores. E junto com preços justos e um serviço com aprimoramentos constantes, acreditamos assim poder nos manter nesse mercado”, comenta ele.
Depois de muitos anos de atuação no mesmo endereço no Recife, o Armazém Guimarães mudou sua localização, mas manteve-se com a mesma proposta. E, hoje, a casa está instalada na praça de alimentação do Shopping RioMar no Pina, como um dos restaurantes âncoras do corredor gourmet do centro de compras. Uma mudança que trouxe grandes transformações para o negócio, já que a nova estrutura não possibilitava as entregas em virtude de funcionar dentro de um mall. Contudo, para atender os clientes fieis especialmente do cardápio de pizzas da marca, otimizou o serviço criando uma unidade Armazém Guimarães Delivery, que, assim como a do Riomar, é comandada pela sócia e gerente carioca, Valéria Sabrá, que acompanhou o crescimento do grupo ao longo dos anos, quando trocou a Cidade Maravilhosa pela igualmente calorosa Maceió.
“Em nosso caso, o sistema de delivery foi implantado por solicitações constantes de nossos clientes. Entretanto, esse sistema consolidou-se e hoje representa um incremento de venda em torno de 45% em Maceió e 35% em Recife, onde nossa meta é chegar a 50%”, ressalta Leopoldo, que reforça que ouvir o público é um dos principais termômetros da empresa, especialmente diante dessas expressivas mudanças físicas e no negócio.
Foram muitas as evoluções começando pela mudança do perfil que saiu de exclusivamente pizzaria para uma verdadeira “trattoria” italiana, com o compromisso permanente pela qualidade em todos os pontos, especialmente na cozinha comandada pelo chef, sócio e irmão Breno, que está diretamente envolvido na seleção cuidadosa dos ingredientes. “Em nosso ponto de vista, qualidade aliado a preço justo são as nossas principais referências. Tentamos colocar a disposição também um ambiente acolhedor, agradável e aconchegante”, comenta Gama para quem esta preocupação vai além da apresentação dos pratos e se estende ao atendimento também impecável, ágil e cordial.
Resgate das origens – Batizar o restaurante de Armazém Guimarães significa antes de tudo resgatar a época e a vida dos homenageados. Cinco gerações de Guimarães ajudaram a construir um pouco da história de Alagoas e de Pernambuco, desde os pais dos homenageados até os filhos dos proprietários. E apesar de carregar em si a marca da cozinha italiana, a paixão gastronômica da família os remete às tradições das famílias portuguesas. Para os portugueses, os Guimarães são originários de uma região no norte de Portugal de mesmo nome, de onde se acredita terem partido os primeiros conquistadores do território português. Inclusive, este sobrenome representa o berço da nação portuguesa, uma vez que é creditado ao local o nascimento de D. Afonso Henriques, filho do fundador do Reino de Portugal.
E este pioneirismo vem agregado ao peso deste nome na busca desses três irmãos que foram além das tarefas de colégio, quando deram start aos negócios com o primeiro empreendimento no setor gastronômico. “A SuperPizza nasceu há 29 anos e o Armazém foi criado em janeiro de 1995, há 19 anos. O Armazém nasceu baseado em uma percepção nossa da carência na época de uma operação nesse estilo. E o desafio foi inerente a qualquer implantação de novos negócios, logicamente ampliado pelas características únicas da proposta de layout e operação do Armazém. Mas, o sucesso da operação foi imediato e continua até hoje com o apoio de sua clientela cativa e de clientes sazonais”, lembra Leopoldo Gama.
Na nova investida da rede de “trattoria” italiana do grupo (que hoje representa 43% negócio), ampliou-se o cardápio com acréscimo de novos pratos, inclusive para comemorar o feito na capital pernambucana criou-se uma opção especial com uma das principais iguarias da casa, a Pizza.
Ela chega na versão “Di Parma” e traz agregada a reputação que ajudou a construir o sucesso da casa, preparada com a já conhecida massa do Armazém Guimarães e o tradicional molho de tomate característico da gastronomia italiana e recheio a base de mussarela de búfala, presunto de Parma em tiras, lascas de queijo grana padano e rúcula fresca. “Sempre ouvimos muito os nossos clientes, e um pedido recorrente era para acrescentarmos alguma pizza com presunto de Parma. Então, nada melhor do que comemorar nossos dez anos no Recife acrescentando esse sabor ao nosso cardápio”, explica o sócio, que destaca que o Maria Antonieta figura como o segundo maior empreendimento com 33% e a SuperPizza 25%.
Operando com resultados bem sucedidos em Maceió e no Recife, novos planos de investimentos em médio e longo prazo da empresa ainda estão em análise, pois os empresários tiraram o ano para estruturar e profissionalizar ao máximo todas as suas operações. Mas, os negócios caminham de acordo com estratégias específicas. “Futuras operações só serão analisadas após essa estruturação. Enquanto isso, pautamos nossos investimentos pelo perfil da própria loja. Logicamente procuramos locais onde haja a presença maior de um público que esteja preocupado com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por nós. Estrategicamente falando, esse é um dos nossos pilares”, ressalta Leopoldo.
O negócio de três irmãos cresceu e virou um grupo de conceito. E, sendo assim, desenvolvem um trabalho focado em uma média de ações e de investimentos pontuais que contribuem para manter os empreendimentos em evidência. “Investimos atualmente algo em torno de 2% a 3% de nosso faturamento, com campanhas específicas e pontuais. Trabalhamos hoje com campanhas institucionais, mas a maioria de nossas ações é promocional. Agora percebemos que as mídias sociais crescem com maior vigor, e isto fará com que nossa atenção se volte mais ainda para esse segmento a partir de 2015”, frisa.
Hoje, a comunicação está estruturada com o aporte da Artecetera que cuida da parte publicitária aliada a demais empresas, que atuam em cada uma das praças principais do Armazém Guimarães. “A Artecetera foi a empresa que lançou a SuperPizza em 1995, depois disso passamos por outras agências e hoje ela cuida de todas as marcas. Em Recife temos parceria com a MID que está responsável pela assessoria de comunicação, enquanto que em Maceió a A+ cuida da assessoria de imprensa do Maria Antonieta”, destaca Leopoldo. E com relação ao trabalho em mídias sociais este é desenvolvido pela KUKA Estratégia, responsável pelas ações na capital alagoana. E acabaram ainda de firmar uma parceria com o grupo REVIEW PRO para acompanhamento da marca Maria Antonieta.
* Matéria sobre empreendedorismo no segmento gastronômico, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2014, número 173