Os insights para empreender on e offline

erickson-monteiro2Um ideia que nasceu simplesmente com o propósito de contribuir para quem deseja “ser um publicitário informado”, o Plugcitários tem se configurado mais do que um blog que aborda assuntos sobre publicidade, comunicação, tecnologia e de comportamento relacionado aos interesses de profissionais do mercado. Tornou-se um empreendimento no mundo online que alcançou o offline, através de uma amplitude de ações interligadas em um plano estratégico maior do que a ideia original do seu idealizador, Erickson Monteiro, que começou sua carreira na propaganda aos 15 anos, passando por diversas agências. “Eu sempre acompanhei muitos blogs de publicidade, porém, os blogs de publicidade se prendem muito ao mercado publicitário. Minha ideia era criar um blog de publicidade que, além da publicidade, apresentasse conteúdos que envolvam arte, cultura, tecnologia, cinema, games, música, fotografia e outras áreas da comunicação”, destaca o jovem publicitário.

Criado como um mero blog, que alcançou o status de um dos maiores canais de conteúdo publicitário do Brasil, o Plugcitários teve início ainda em seu primeiro ano de graduação em publicidade e propaganda pela FBV/Devry Brasil, e hoje se tornou referência na área de comunicação, com a divulgação de conteúdos variados, e uma visibilidade invejável. O espaço tem uma média de 500 mil views por mês, 332 mil fãs em sua fanpage no Facebook e mais de 32 mil seguidores em suas outras redes sociais (23 mil no Instagram, 7.500 no Twitter e dois mil no Youtube). “Meu primeiro contato profissional com a internet foi em meados de 2008, quando tinha meus 15 anos. Era metido a popular no Twitter, e resolvi criar um blog voltado ao universo teen, chamado Plugados Web. O blog fez um pouco de sucesso enquanto durou, mas o momento passou, e minha cabeça percebeu que não era aquilo que eu gostaria de falar. Mas, em março de 2011, fundei o Plugcitários, no meu primeiro semestre da faculdade de publicidade. Tinha 17 anos”, lembra.

O desejo de estabelecer uma comunicação pessoal e direta com a área deu o norte ao Plugcitários que trata de diversas questões que envolvem, por exemplo, histórias reais retratadas em campanhas de mobilização ao meio ambiente; ações que levam pessoas a se colocarem no lugar de moradores de rua num frio; e a discussão sobre o desafio de um processo criativo e de planejamento na adaptação de uma comunicação a um público, de acordo com seus hábitos de consumo e sobrevivência. “O Plugcitários tem um conceito de ser um blog para publicitários e não de publicidade. O conteúdo tem o objetivo de envolver o que um publicitário precisa para fortificar as suas referências para facilitar na criação de novos insights. Se quase todos os publicitários amam música, fotografia e cinema. Porque não envolver esses temas com conteúdo publicitário?”, enfatiza.

Para este precoce e experiente profissional, o meio online traz um mar de insights e de alternativas, criando inclusive novas possibilidades de empreendedorismo, em especial para aqueles visionários que sabem identificar oportunidades. Isto porque estamos falando, afinal, de um universo que oferece comodidades e variedades, e o mais importante, longe dos preconceitos existente no mercado de trabalho aos mais jovens. “O mundo online nos deixa livre para criar o que quiser e quando quiser, é muito difícil mensurar concorrência na internet. As pessoas conseguem acessar quantos blogs ela quiser, e muitas vezes em abas abertas no mesmo momento. Essa é uma das facilidades de trabalhar com o online, e com a evolução da tecnologia. Você consegue gerar conteúdo para as pessoas seja em que momento ela esteja, basta acessar pelo mobile, o Facebook ou Instagram do Plugcitários. Ter a chance de ter seu conteúdo lido, está cada vez mais fácil, porém, cada vez mais se produz conteúdo, dificultando espaço para os mais novos, por isso ter um diferencial está cada vez mais exigente”, ressalta.

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Equipe do Plugcitários No Ar – Edição Curitiba

Naturalmente, todo processo para gerar buzz e alcançar os resultados que se pretende parte de uma mesma premissa, segundo o especialista, seja no trabalho publicitário seja no de mídias sociais, que implica em planejamento. Ele é essencial pois representa a base de todo o trabalho, até mesmo no ramo do empreendedorismo, uma vez que consiste em conhecer o cliente, definir a hipótese para descobrir o problema, fazer a pesquisa de mercado para saber o foco e o insight. E a partir daí determina-se todas as etapas de criação de um projeto e negócio, como tudo será executado, quais as ferramentas que serão usadas, e qual a importância que elas terão em cada degrau. “Escolhi trabalhar com blog, pois há quatro anos era a ferramenta mais completa e que tinha maior audiência no Brasil. Se fosse hoje em dia, eu não faria um blog e sim um vlog. Se fosse dois anos atrás, eu não faria um blog e uma fanpage. Acho que cada ferramenta tem sua época, não que o blog morreu. Alguns mais estabelecidos, sobrevivem até hoje. Mas emplacar em um novo projeto de blog, não é uma missão tão mais fácil como era antes. As pessoas acessam conteúdo pelo mobile, não gostam mais de ler tanto, e preferem acompanhar notícia pelo Facebook”, comenta o especialista.

Com isso, vemos que há um mar de possibilidades e uma nova visão de mercado de trabalho em que todos podem empreender com ideias diferenciadas, aproveitando cada vez mais as facilidade à mão, inclusive, em atração de público, seguidores e consumidores. E este cenário de opções vem sendo compartilhado em vários projetos agregados ao Plugcitários, além de diversos eventos de comunicação e palestras país afora. Entre essas propostas que ele agregou com o tempo à ideia inicial estão o Plugcitários School (programa de cursos de extensão para ampliação de conhecimento), o BlogDay (projeto de interação e de imersão para networking e conteúdo com blogueiros, que ficam hospedados num hostel por dois dias) e Plugcitários No Ar (evento que oferece aos estudantes e profissionais na área uma ambiente de debate e questionamento de forma dinâmica e bem humorada sobre diversos temas com profissionais renomados do mercado publicitário), que já passou por 11 capitais do Brasil.

Tudo isso é fruto de uma incansável vontade de encontrar o casamento perfeito da carreira ideal com os anseios pessoais que, realmente, surgiu muito cedo e transformou a visão deste profissional sobre o nosso mercado. “A carreira de um publicitário não tem regra, eu não preciso começar como estagiário, me torar assistente, depois gerente, passar anos e me tornar diretor e, por fim, ser sócio da agência. Posso começar como sócio da minha própria empresa, posso largar a empresa e voltar a ser estagiário. É um mercado de grandes possibilidades e que gira muito rápido, é preciso se dedicar bastante para manter o que você que é ‘sucesso’, caso você tenha chegado lá, e caso ainda não chegou, precisa conquista-lo pelo caminho que você acha mais necessário. A única coisa que aconselho, é ter noção sobre qual é o seu objetivo final, facilita bastante para dar alguns passos”, enfatiza.

 

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2015, número 185

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