Moda e Branding!

qual_seu_estilo5A relação entre moda e Branding é uma relação muito peculiar, visto que são poucas as marcas que tem poder de transformar qualquer coisa em moda, geralmente este poder é do estilista que soma o seu nome a marca e com isso cria moda. As poucas que conseguem são marcas que lançam tendência e são, geralmente, as marcas mais esperadas no lançamento das coleções.
Um fato importante sobre o tema, é que lançar moda não significa vender, mas abrir porta para uma diversidade de produtos que serão sucesso em venda devido a tendência provocada.

Algumas marcas se tornam um referencial forte, que abrem portas para outras marcas, e se tornam ícones do consumo, como é o caso da Abercrombie & Fitch, que além de ter seguidores, alavancou o conceito de loja “experience”. Outro detalhe é o foco no segmento, ou seja, que público quero atingir e com isso gerar uma identidade, ter uma base estruturada que, podemos chamar de um DNA, ou seja, se sabe quando uma peça é daquela marca, ou quando não é mas tem nela a inspiração.

A junção de Moda e Branding é fundamental, mas é apenas uma parte do negócio moda, o coração deste negócio é um Mix que envolve, tendência, arte, beleza, conforto, tem que significar, além de tudo vendas, e lucro, que tem um dueto estratégico, diferenciação pelo produto e excelência na operação para otimizar custos.

Esta equação não é nada simples, envolve muito mais gestão do que se imagina, pensamos em supply chain, marketing, vendas, operações, visual merchandising etc… exemplo: Imaginem que trocou a estação, e está entrando a primavera/verão, parte dos produtos irão compor o que se chama  Fast Fashion, pequeno volume de produção que acompanha a tendência quase em tempo real, e a produção padrão de moda, que todo ano tem modelos padrão, mudando as cores da tendência. Se fosse no Brasil, a primeira poderia ser produzida no Peru, pela proximidade e facilidade de acesso, e a segunda, que não demanda tanta pressa na entrega, seria produzida na China. Moda e estratégia e operações estão extremamente conectados.

* Artigo exclusivo produzido por Raul Ranauro Javales Júnior (Managing Partner na empresa Adatto Fashion, Strategic Officer na empresa Mercuri International e Professor da FGV/SP), e publicado pela Revista Pronews, edição de outubro/ 2013, número 161.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *