Alcançar audiência já é um sacrifício, mas tornar-se top é resultado de muita dedicação. E este foi o caminho do Publicitários S.C., um blog sobre comunicação dedicado à estudantes e profissionais da área que ao longo de sete anos conseguiu a façanha de conquistar diversas premiações de 2010 a 2013 como o Prêmio #Blog Awards 10+, Os Mais Criativos do Twitter – Top Of Mind e o Prêmio Top Blog: dois nas categorias TOP 100 (primeiro com o nome anterior Publicitários Futebol Clube e o segundo com o atual S.C.) e outros dois TOP 2 (Juri Acadêmico) e TOP 1 (Juri Acadêmico). “Contato com a internet foi por pura curiosidade. Primeiro conheci o Orkut e em seguida, na faculdade, conheci os blogs. O blog surgiu na faculdade em 2008 e de lá pra cá sempre acompanhei de perto todas as novidades sobre mídias sociais, análises e estatísticas de projetos. A ideia de colocar o blog pra frente foi uma questão de visão, de que esse projeto é bacana e poderia dar certo. O blog estava abandonado na faculdade e então entrei em contato com os gestores pedindo pra assumir o projeto. Desde então, já são quase oito anos e mais de mil e duzentos posts publicados”, diz o publicitário Thiago Acioli, que atua como analista de Business Intelligence e que comanda o veículo online.A proposta que surgiu de maneira espontânea foi construída com os amigos do curso na faculdade, que depois começaram a trabalhar em outros projetos, com a única pretensão de criar um espaço de repercussão de informações sobre conteúdo, mercado, empreendedorismo e outros assuntos de interesse que proporcionassem essa ligação entre a necessidade de conhecimento e a qualidade conteúdo. Este foi o pontapé inicial para a criação deste canal de informações de comunicação no mundo online, que conseguiu de conectar o seu interesse pessoal à demanda do público. “Nesse meio existem duas vertentes: como iniciar e como se aprimorar. A ideia do blog é linkar esses dois interesses nos quais eu já tinha observado na faculdade. No meu ponto de vista vejo o blog como um veículo de comunicação com as pessoas e meu interesse é compartilhar um conteúdo de qualidade”, destaca Acioli.
E, desta forma, seguindo a premissa do slogan “Conheça, inspire-se, compartilhe”, o Publicitários Social Club trata primordialmente do mundo publicitário, com foco em marketing digital, social mídia e virais, com campanhas interessantes e inovadoras para os leitores. “Você pode definir como um canal de comunicação que atualiza seus leitores sobre tendências do mercado e dicas sobre a área de comunicação, seja ela online ou off-line”, comenta Thiago, que se orgulha do resultado alcançado com o trabalho desenvolvido nesse período. O fluxo de fãs, seguidores e curtidas nas redes sociais hoje refletem números de audiência, views e curtidas de impressionar. São 25 mil visualizações mensais e repercussão que se expande da seguinte forma nos canais: Facebook (28k fãs), Instagram (5.5k fãs), Twitter (+7k seguidores), Google+ (1k seguidores) e até Periscope. “Deixamos bem claro que a nossa preocupação não é com números de audiência. Claro que números contam histórias, mas o que nos importa de verdade é a fidelidade dos leitores e o que causa nosso impacto na vida dele”, determina o empreendedor.
Esta visão tem toda relação com a maneira como vê o mundo online hoje que está interligado com a vida das pessoas para trazer cada vez mais novas descobertas, assim como os caminhos de sua formação profissional (graduação em propaganda e MBA em Marketing Estratégico) e o trabalho desenvolve atualmente. “Mídias sociais, dados estatísticos e analíticos sempre estão co-ligados entre si. Mas, empreender no mundo digital depende de vários fatores. Quem deseja empreender no digital e não sabe como, deverá aprender a ter muita paciência e saber que os resultados serão a longo prazo. As pessoas que souberem usar isso, atrelado à sua ideia e ao seu produto ou serviço, terá grandes chances de se destacar nesse mercado competitivo”, acredita o especialista, cuja trajetória voltou-se completamente ao meio digital após um ano no mundo offline.
E, sendo assim, mais do que mídias sociais, o seu exercício em Business Intelligence o aproxima das agências de publicidade uma integração com o mercado que concilia com as demais demandas. “Já estou há quase três anos nessa área de BI, que é um degrau acima das mídias sociais, trabalhando para agências de publicidade e, além do blog, fazendo vídeos quinzenais no Periscope compartilhando dicas, ideias e novas descobertas com as pessoas”, diz. E neste processo mantém contínua comunicação com o target e com o púbico de diversas formas, especialmente para levantamento de pautas, atualização do blog, manutenção e repercussão em mídias online. Tudo é realizado com base em um cronograma mensal bem fechado, organizado e amarrado que é assumido por mais de 10 colunistas, em que cada membro sabe exatamente em que dia devem lançar suas pautas no sistema.
“Existem colunistas que gostam de escrever assuntos polêmicos da área e isso fez com que alcançamos picos de acessos em apenas um dia. Matérias que causam polêmica sobre construção ou desconstrução de uma imagem que você já tem construída na sua cabeça, e mexe com a cabeça do leitor. Isso faz com que o texto seja bem visto e compartilhado pelas pessoas”, destaca Acioli, que enfatiza que buscam escrever matérias que não são encontramos nos concorrentes. E este é um dos motivos que faz com que o Publicitários S.C. ganhe mais destaque com o público. Além disso, o blog possui uma gestão determinada que contribui para o bom desenvolvimento do trabalho de todos os envolvidos em suas tarefas específicas. “Eu fico mais na parte de gestão do conteúdo e monitoramento, e somente às vezes solto algum texto meu, e dá saudade de escrever. Sobre o financeiro, o blog mantém um sistema igualitário entre os membros nesse quesito. Eu explico: deixo livre para a equipe conseguir posts patrocinados e 100% da receita que são negociadas por um colunista vai diretamente para ele. Eu não fico com nenhum centavo”, reforça.
Com isso, tanto a proposta do blog vai se expandindo em termos de conteúdo como em volume de colaboradores. Há um mês, lançou o Drops Publicitário, um resumo do que foi mais falado durante a semana sobre a área da comunicação. E da mesma forma o núcleo que já chega a 13 pessoas no momento que pode aumentar em breve, em virtude de recente seleção que realizaram e que pode ampliar a equipe com mais 5 a 8 pessoas. Tudo fruto de uma gestão de negócio no meio online pensada de forma estratégica de modo a não só atingir metas e alcançar audiência como crescer junto ao público, com criatividade neste universo. “Gestão de negócios é uma coisa que me fascina. Você tem que descobrir o que seu público necessita, saber o que entregar para ele e também após essa entrega, voltar a ele e saber se ele continua satisfeito com seu produto ou serviço. Fala-se muito sobre os produtos digitais, mas deve-se ter muito cuidado sobre qual produto digital você deve vender. No mercado digital você encontra de tudo, do certo ao errado, do bandido ao mocinho”, pensa.
Acreditando que a base é o conteúdo, apesar da cultura do nordeste prezar pelos números, Thiago Acioli destaca que estar anunciado num blog de um milhão de visualizações não implica em retorno de um investimento esperado, por exemplo.
Coletivamente, o publicitário Thiago Acioli criou o Publicitários S.C. para ampliar e compartilhar novidades mas com uma visão: É essencial analisar o que público quer, saber segmentar o produto ou serviço essencial, buscar identificar onde e em qual canal social deverá investir. “Para ganhar audiência, trabalhe o seu conteúdo atrelado à sua marca. Trabalhe o Inbound Marketing oferecendo serviços de qualidade e que sejam gratuitos. Lance e-books legais que capturem bons leads, faça vídeo-aulas, palestras online com dicas, tutoriais de DIY. Enfim, trabalhe esse conteúdo para que ele torne-se relevante para seu público, assim você conseguirá uma audiência, fortalecerá sua marca e por fim estará pronto para empreender de forma criativa, pois os seus clientes já estarão fidelizados”, enfatiza.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2015, número 186