
A vida dessas webcelebridades é com certeza bastante exaustiva e para administrar a agenda hoje para atividades extras (entrevistas, palestras, eventos, etc), eles são muitas vezes agenciados por empresas que se especializaram nesses profissionais. Este foi o começo da IFruit (SP), fundada em fevereiro deste ano por Murilo Oliveira, que há 2 anos trabalha neste segmento. Especializada em agenciamento e gestão comercial de blogs/vlogs/web-celebridades, a empresa apostou na oportunidade deste mercado pouco profissionalizado em agenciamento comercial e se tornou uma das principais empresas da área. Do trabalho iniciado com os primeiros agenciados (Jovem Nerd, Papo de Homem e Casal Sem Vergonha), hoje conta com casting com Felipe Neto, Não Intendo, Paramaker; Manual do Mundo; Mari Graciolli; Chico Rezende; Moda para Homens, e etc. “Nosso trabalho é vender publicidade/mídia em nossos canais agenciados, além de vender a imagem dos mesmos. Toda ação publicitária, seja publieditorial, vídeo patrocinado, tweet patrocinado, presença em eventos e etc, é a iFruit que vende para eles. Esse trabalho tbm inclui a venda de publicidade das Redes Sociais de algumas celebridades da TV também”, pontua Oliveira.
Outra que apostou neste cenário foi a IQ Casting Agencia cujo trabalho nasceu inicialmente com celebridades off-line e depois integrou destaques da rede. A empresa trabalha com a proposta de reconhecer e buscar oportunidades para o seu elenco a partir de critérios estabelecidos para os trabalhos que possam render para a imagem e os objetivos dos seus agenciados, entre os quais estão PC Siqueira, Tessália, Rosana Hermann, Leandro Santos/ Mussum Alive, Murilo Gun, Marcelo Adnet, etc. “O conceito de webcelebridade ou mesmo de celebridade é viciado pelo mercado de fofocas do entretenimento. Celebridades são pessoas que trabalham com comunicação, usam sua imagem ou seu talento para dar força a uma ideia, interpretação ou conceitos. Quanto a perenidade de uma ”celebridade” está diretamente ligada ao trabalho da sua assessoria e ao tempo que o próprio talento dispõe para se renovar, experimentar e entender o que seu público deseja”, Ricardo Grandi, diretor da Iq.
* Parte de matéria de capa sobre Webcelebridades, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Novembro/ 2012, número 152.