Diz-se normalmente que trabalho não é lazer. Mas, três amigos um dia se uniram e transformaram seu prazer no trabalho com o objetivo de promover a integração de meios e mídias de forma criativa, utilizando canais de comunicações possíveis, proporcionando conectividade antes de tudo entre marcas e o público. E foi assim que nasceu a Inkuba, empresa paulista fundada em 2009 pelo engenheiro elétrico Leo Kuba (Ceo), com os amigos Daniel Wood (publicitário e diretor de criação e concept) e trabalha em agências de publicidade e Adalberto Generoso (diretor de tecnologia). “Somos uma agência interativa. Costumamos dizer que somos apaixonados por conectar. Sejam pessoas à marcas, pessoas à ideias ou pessoas à pessoas”, diz Daniel Wood.
Com uma equipe de 20 pessoas, a empresa já atendeu mais de 30 projetos para clientes locais e globais, desenvolvendo estratégias focadas em três áreas macro de atuação: negócios, criatividade e tecnologia. Como uma empresa de marketing digital, planeja e implementa estratégias de comunicação na internet e plataformas mobile pensadas pela unidade de concept (planejamento criativo e estudo de tendências) e projetadas pelo UX design com grupo tecnológico, que envolvem ainda uma divisão especializada em mídias sociais. “Acreditamos que a tecnologia e a internet tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa conexão. Mas onde isso vai acontecer, depende da ideia. Ela é nosso foco principal. Ou seja, trabalhamos com planejamento integrado de campanhas de marketing, ações de ativação, plataformas e produtos digitais e inteligência de análise”, destaca Wood.
Com o expertise diferenciado dos seus idealizadores, a Inkuba desenvolveram mais de 30 projetos arrojados para vários clientes como o Restaurante America, Unilever, Diageo e Brandsclub para os quais desenvolveu soluções criativas. São plataformas, produtos digitais e campanhas interativas em várias plataformas para todos os públicos, de eventos e pontos de venda às mídias sociais. Para a Unilever Food Solutions, por exemplo, a empresa criou uma plataforma de internet exclusiva para os funcionários, inspirada no Facebook, que facilita a comunicação entre colaboradores em todo o país com material diverso como campanhas de incentivo, informações de interesse e corporativas, eventos e troca de mensagens além das distâncias geográficas.
Mais do que uma rede de relacionamento corporativo, a ferramenta possibilita não só a integração dos funcionários entre si, como ainda permite acesso a módulos de negócios totalmente customizáveis com materiais para visualização, download e inserção de dados dos cerca de 200 usuários ativos com mais de 20 mil pageviews por mês, com um tempo de permanência médio de 11 minutos. “Como qualquer outra grande empresa, a Unilever Foodsolutions têm colaboradores espalhados pelo país todos, que só se encontram a cada três meses para reuniões de vendas e apresentação de cases. Esse era nosso ‘problema’ de comunicação. O que fizemos? Desenvolvemos uma plataforma que unisse esses colaboradores e torna-se o relacionamento deles mais próximo virtualmente, e, por isto, nos inspiramos na tendência do Facebook. Agora, eles podem marcar eventos, compartilhar conteúdos, bater papo, trocar mensagens e, principalmente, estar envolvidos nos módulos de negócios trocando experiências sempre”, lembra o concept.
Outra grande sacada da Inkuba é o case do Route Maker, um aplicativo do Google Maps, desenvolvido para o restaurante America, em que um casal de viajantes patrocinado pela empresa dá a volta ao mundo experimentando novas culturas, experiências e sabores durante 540 dias. Desbravadores e exploradores de iguarias ao redor do planeta, eles compartilham com os usuários do Facebook, que podem ainda ser avisados por um sistema ligado a um site da rede sobre o atendimento delivery do restaurante naquela localidade, com possibilidade ainda do atendimento dos pedidos online. “O America é um restaurante clássico de São Paulo, adorado pelo público há 26 anos, que tem um desejo: tornar-se o restaurante de casual dinner mais digital do país. E este tornou-se também nosso principal objetivo. Hoje, o America possui uma quantidade considerável de fãs no Facebook e seguidores no Twitter. E hoje as redes sociais do America são quase o centro das ações e promoções promovidas pela marca. Sempre fazendo a conexão com a comunicação das lojas e tornando toda a comunicação exatamente do jeito do cliente America”, frisa.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2012, número 142.