Como em todo relacionamento, este casamento começa com uma paquera. Então, se a empresa não começa a conquista no recrutamento, pode ser que esse nunca funcione a contento. “Funcionários satisfeitos, geram clientes satisfeitos. Para que o resultado final da nossa venda, prestação do serviço seja positiva, a comunicação interna da empresa tem que ser exemplar. Treinamento é a palavra-chave. Nossa missão tem que ser levada a sério. A promessa do nosso serviço não pode ficar só no papel, tem que ser concretizada, e para isso nossos funcionários são treinados e capacitados para tal, para que a comunicação interna não tenha falhas”, diz Marcelo Gil da Mercado Vip.
Ele lembra que no começo teve muitos tropeços, adequação e reformulações. Mas com a eficiência do trabalho realizado para divulgar a marca, hoje, ela remete a bem-estar, qualidade de vida, praticidade, comodidade nos dias atuais pautados pela correria e afazeres. “Hoje, com a era das redes sociais, viramos uma marca em que o cliente gosta de postar nas redes, tiram fotos com nossos entregadores e motoristas com as compras. Eles até pediram para mudar a farda de tantas fotos que tiram com nossos clientes. E eles gostam! Se sentem felizes em representar a empresa que trabalham. Se não gostassem da empresa, não apareceriam. E, com tudo isso, quem ganha é a empresa, o público interno e externo”, destaca o diretor da empresa que atua na Bahia e em Sergipe.
Esta reputação do negócio construída pela comissão de frente aos consumidores e clientes se torna em alguns casos inabalável em função deste engajamento, alinhamento e transparência na comunicação de dentro para fora. Esta ferramenta gera uma credibilidade e confiança, que precisa ser alimentada e fortalecida intensamente com os colaboradores. “Com isso, podemos reforçar todos os pontos positivos da empresa, fazendo com que todos se sintam construtores do crescimento da empresa. Os colaboradores são os melhores divulgadores de uma empresa”, para Rosangela Ribeiro, diretora de conteúdo da Printer Press Comunicação Corporativa (SP).
E com este pensamento a agência criou o Comitê de Comunicação Interna com gestores responsáveis e colaboradores voluntários para discutir e produzir as ferramentas e os veículos envolvidos. “Começamos com a realização da primeira Pesquisa de Clima e com isso pudemos identificar todos os pontos fortes e os gaps de nossa empresa. Com isso feito, é importante envolver todos em um plano estruturado de medidas onde os colaboradores serão beneficiados juntamente com a empresa, resultando no fortalecimento da sua marca”, comenta ela, que reforça que entre as ações utilizadas estão, por exemplo, comunicados, reuniões presenciais de apresentação do planejamento da empresa e dos resultados financeiros, jornal interno e programa de feedback.
“O Branding interno é uma evolução natural do endomarketing em um tempo onde a palavra engajamento parece ter dominado não só os departamentos de marketing das empresas, mas também o RH”, diz o diretor de criação da 11:21 (RJ), Gustavo Bastos. “Na agência, investimos muito na autoestima dos funcionários para que tenham orgulho de onde trabalham. Acreditamos que isto influencia positivamente o relacionamento dos clientes da agência, que também sentem este mesmo orgulho. Não somos mais um fornecedor. Somos um parceiro dos nossos clientes e eles têm orgulho do trabalho que fazemos para eles e assim nossa parceria só aumenta e nossa marca só cresce. É um círculo virtuoso”, lembra.
Contudo, frisa que nenhum programa de branding interno funciona adequadamente se não for verdadeiro. “A empresa deve passar aos seus funcionários que é feita de gente que ama o que faz, que a meritocracia ali funciona. Faça uma campanha interna, eventos, use os murais, o e-mail, camisetas, coisas simples para espalhar o conceito do engajamento, crie ambientes de descompressão, dê ao RH o poder de trazer pessoas que amem o que fazem e, acima de tudo, dê o exemplo, ame o que faz e mostre para todo mundo o que você sente”, ressalta Bastos.
* Parte de Matéria de capa sobre branding interno, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2014, número 173