Como válvula de escape, Põe na Roda trouxe felicidade e representação da identidade. Mais do que um canal de entretenimento e informações feito por gays, o canal é um espaço para todos os públicos que traz a visão dos seu idealizadores, claro, mas que traz como proposta o papo direto sobre o mundo e sobre mundo gay especificamente. Desta forma envolve também as lésbicas e os transgêneros por saberem a importância de dar visibilidade a outras letras da sigla. E por isso mesmo conquistou um alcance não esperado. “Antes de lançar o canal tentei não pensar nisso pra não me decepcionar e nem me frustrar, caso esperasse algum número e não atingisse. De qualquer forma, me surpreendi com a repercussão e o número de pessoas que atingimos. É gratificante e nos motiva a continuar firmes no projeto”, diz Pedro que não o vê como um vlog.
Mês: fevereiro 2016
A válvula de escape criativa e de sucesso
“Sair do armário” não é nada fácil, mas é sim possível com mais tranquilidade falar, se expressar e discutir tudo o que se deseja com quem entende e tem experiência própria. Talvez essa seja a principal faceta do Põe na Roda (http://youtube.com/CanalPoeNaRoda), canal de humor e informação que debate diversas questões de interesse e do universo LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes). “O nome Põe Na Roda veio na minha cabeça e achei que tinha a ver em ambos os sentidos com a proposta do canal: é engraçado, coloca um assunto a ser debatido que normalmente não se fala (‘colocamos ele na roda’), e ainda serve como trocadilho não tão politicamente correto”, diz o idealizador Pedro Henrique Mendes Castilho, chamado Pedro Hmc. Continue lendo “A válvula de escape criativa e de sucesso”
Novos cenários, novas possibilidades

Nos períodos de maior dificuldade é quando observamos a nossa capacidade de sobrevivência, e para alguns é o melhor momento de dar uma guinada em suas vidas profissionais e fazer renascer o lado empreendedor. Enquanto diversos negócios findaram em virtude da crise e das dificuldades de gestão, nos últimos cinco anos muitos empreendimentos conseguiram abrir, se estabelecer e crescer. Não é à toa que em meio aos maiores desafios nascem novas oportunidades. No mercado de comunicação essa teoria não é diferente, e um exemplo disso é a experiência recente no setor publicitário de Pernambuco que está mais doce agora com a abertura da nova agência, a Jujuba Flavor Comunicação e Design, comandado pelas publicitárias Juliana Vilaça e Flavinha Marques, que traz para a nova empreitada uma larga experiência de mais de uma década em uma das maiores agências do mercado. “O nosso trabalho como dupla de criação já tem vários anos, na verdade. Começamos a ter clientes diretos após alguns convites e hoje estamos vencendo o desafio de trabalhar num formato diferente: cuidamos da nossa rotina, ao mesmo tempo temos que assumir outras funções administrativas. Trabalhamos mais, mas com a paixão de sempre e de um jeito mais livre e feliz”, diz Vilaça, diretora de arte, que divide com a sócia e redatora esta proposta com o slogan Contém Açúcar.
Apelo afetivo, receita de sucesso

Dentro da perspectiva mercadológica, o objetivo fundamental de uma marca talvez seja se tornar eterna ou inesquecível. E o mais incrível é quando ela consegue sobreviver por séculos a fio, mesmo que tenham que passar por reformulações em suas estratégias de marketing, com o passar do tempo, seja em seu visual ou até mesmo em sua receita inicial. Muitas são foco dessas diversas transformações ao longo de décadas, e na maioria das vezes desconhecemos alguns detalhes curiosos que marcam a força de sua resistência, inclusive na comunicação para se tornar lembrada.
No rastro das tendências das tecnologias

Um exemplo são os primeiros passos com êxito em experiências recentes com a Segunda Tela, que mostrou o potencial do país de ir longe nessas áreas em que estamos avançando cada vez mais. “Houveram algumas experiências bacanas na área, como o aplicativo Segunda Tela da BAND, que permite que o telespectador participe de enquetes, acesse informações complementares, veja fotos exclusivas dos bastidores. Ainda tinha outras possibilidades, como conhecer outras fãs no bate-papo e conferir uma seleção de pérolas ditas por apresentadores, repórteres e celebridades. Tudo isso integrado às redes sociais”, destaca Newton de Oliveira Neto da Aporte. Uma iniciativa recente que o publicitário considera muito expressiva é a do aplicativo Globo Play da TV Globo, que permite acompanhar seus programas favoritos, curtir comentar e compartilhar seus videos favoritos, interagir com a programação, rever cenas, dentre outras coisas.
Multiplataformas, navegando neste mar
Sistemas multifacetados proporcionam novas possibilidades e trazem diferentes desafios e, diante desta nova realidade, o relacionamento difere assim como as estratégias das marcas, empresas, agências com o targets e os consumidores. E sendo assim é preciso rever e inverter a lógica de construção das estratégias para conquistar a atenção e naturalmente atingir o alvo assertivamente. “Nesta concepção, agências e marcas precisam inverter a lógica de construção de suas estratégias transferindo toda sua atenção para a compreensão do seu target. Mais do que alcance, ações desta natureza proporcionam a construção de um relacionamento com seu público, sendo de marcas e agências a obrigação de adequar sua comunicação em quantos meios forem necessários para alcançar de forma consistente os impactos desejados”, lembra Rodrigo Vanzan, CEO da 4Buzz (SP).
Multiplataforma, a nova realidade da comunicação
Imagine um multiuniverso chamado Archin em que personagens de histórias de ficção científica e fantasia vivem suas vidas desconhecendo o fato de serem todos integrantes da mesma entidade universal. Agora, imagine que esses agentes distintos se integram com o público por meio de jogo de RPG, board game (jogo de tabuleiro) e card game (jogos de cartas) e um videogame utilizando a tecnologia em desenvolvimento dos óculos digitais. Esta é uma realidade no audacioso Desire de Daniel Yuji Abrahão, arquiteto que idealizou este projeto há 20 anos, em desenvolvimento multiplataforma com a colaboração de amigos. Este talvez seja o maior empreendimento que ganha com o tempo a forma de uma saga com esta pegada, realizada no Brasil e no mundo, e que traz todas as possibilidades oferecidas por este admirável mundo que as novas tecnologias proporcionam. “Usar diferentes meios para transmitir uma mesma mensagem parece redundante, mas não em um novo cenário onde a diversidade dos meios influencia relações humanas e a relação destas com o mundo ao seu redor. É cada vez maior a amplitude das características pertencentes a grupos antes identificados apenas por sua cidade, sexo, idade e classe”, diz Rodrigo Vanzan, CEO da 4Buzz (SP).
Continue lendo “Multiplataforma, a nova realidade da comunicação”