Webcelebridades, o marketing da notoriedade

404578_434908009903238_1541313898_nPara alguns Luiza do Canadá ganhou celebridade, quando na verdade é apenas um meme na rede, ao contrário da sua homônima dos bons drinks: a Marilac, que conquistou brilho no sol de Barcelona e vive, um pouco, do status que conquistou. Mas, o mais importante é que a era da conectividade e do compartilhamento o conceito profetizado por Andy Warhol na década de 60 (“um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama”) caiu por terra. Neste novo admirável mundo novo, a ideia dos 15 minutos de fama já foi ultrapassado e a imagem de celebridade não está mais restrita à televisão. Nomes neste momento que vivemos hoje comprovam isto dentro de uma nova proposta de notoriedade: a webcelebridade. “O internauta é guiado pela paixão. As redes sociais também são canais movidos a paixão, seja paixão por comédia ou tragédia. A ordem de comando na web é ‘afrouxem suas gravatas, pois é hora de compartilhar’. Contamos nos dedos quantas pessoas são obrigadas a acompanhar o Facebook, um vlog etc, ou ‘twittar’. Todos se conectam por paixão para relaxar ou esquecer. A paixão é o ingrediente primordial da fórmula mágica do sucesso de webcelebridades”, diz Sérgio Rosa, diretor de planejamento digital da Giacometti Comunicação.

felipe_neto
Felipe Neto do canal Não Faz Sentido

Continue lendo “Webcelebridades, o marketing da notoriedade”

Estratégias alternativas para alcançar sucesso nas redes

3RvrWq0GutZWik4wauoIhKQRzjPFrpI8iQQfbuyV
Marcelo Cidral, criador de “Como eu me sinto quando”

Ser reconhecido do nada na rua é uma coisa que realmente não chama a atenção deles, pois estão muito focados no trabalho que fazem e na ideia da realização, na opinião do blogueiro bluminense Marcelo Cidral, criador de “Como eu me sinto quando”, inspirado no conceito das tumblrs do exterior. Para a proposta iniciada em abril deste ano, o maior desafio era fidelizar o público que amou o blog desde o princípio e, ao mesmo tempo, atrair novos fãs. “Eu não fiz nenhuma divulgação extensa, minha sorte foi retratar situações que são facilmente identificáveis pro chamado ‘público ditador de tendências’, como pessoas que trabalham com comunicação e jovens. Outro fator importante foi o fato do tumblr possuir bastante conteúdo gay, sendo esse público bastante pioneiro quando o assunto é tendências online. Tive a sorte também de ter amigos que trabalham com social media ou que já são uma espécie de webcelebrity e que amaram o blog e ajudaram a divulgá-lo nas redes sociais. Mas não foi nada planejado não! Com o passar das semanas, pensei em estratégias pra variar o conteúdo e atingir outros públicos, como democratizar a linguagem, por exemplo”, lembra Cidral, que hoje detém mais de 115 milhões de visualizações de página e 7 milhões de visitantes únicos.

Continue lendo “Estratégias alternativas para alcançar sucesso nas redes”

Fama X Bastidores das redes

murilo
Murilo Oliveira, sócio-fundador da IFruit

A vida dessas webcelebridades é com certeza bastante exaustiva e para administrar a agenda hoje para atividades extras (entrevistas, palestras, eventos, etc), eles são muitas vezes agenciados por empresas que se especializaram nesses profissionais. Este foi o começo da IFruit (SP), fundada em fevereiro deste ano por Murilo Oliveira, que há 2 anos trabalha neste segmento. Especializada em agenciamento e gestão comercial de blogs/vlogs/web-celebridades, a empresa apostou na oportunidade deste mercado pouco profissionalizado em agenciamento comercial e se tornou uma das principais empresas da área. Do trabalho iniciado com os primeiros agenciados (Jovem Nerd, Papo de Homem e Casal Sem Vergonha), hoje conta com casting com Felipe Neto, Não Intendo, Paramaker; Manual do Mundo; Mari Graciolli; Chico Rezende; Moda para Homens, e etc. “Nosso trabalho é vender publicidade/mídia em nossos canais agenciados, além de vender a imagem dos mesmos. Toda ação publicitária, seja publieditorial, vídeo patrocinado, tweet patrocinado, presença em eventos e etc, é a iFruit que vende para eles. Esse trabalho tbm inclui a venda de publicidade das Redes Sociais de algumas celebridades da TV também”, pontua Oliveira.

Continue lendo “Fama X Bastidores das redes”

Sabe qual é a boa dos links patrocinados?

MaíraPassos_FOTO_PauloRomão_3
A jornalista e especialista em marketing Maíra Passos

A Internet não é algo novo, mas sua evolução com o passar do tempo traz sempre coisas novas e as inovações por parte recentes proporcionadas pelas mídias sociais são uma delas. Quem aposta nesta estratégia tem condições de realizar uma campanha de comunicação com alta cobertura e visibilidade, além de acessar um veículo que ainda permite uma melhor segmentação para maior assertividade do target, otimização da demanda e investimento. A jornalista e especialista em marketing Maíra Passos (PE) apostou nas possibilidades que as ferramentas publicitárias das redes sociais oferecem e se deu bem. “Os principais benefícios com o uso dos links patrocinados foi o aumento da visualização das páginas eletrônica, clicadas por clientes em potenciais. Como já sou de comunicação, acredito que é mais fácil entender as ferramentas e direcionar para o público certo. Confesso que na primeira vez no Google eu tive que ‘cutucar’ por mais tempo para entender. Mas, é muito prático e rápido colocar a campanha no ar. Bem diferente de outras ferramentas de divulgação que requer um operacional mais elaborado, intenso, como veiculação de campanha na mídia impressa, audiovisual e a própria assessoria de imprensa. Mas, reforçando, nenhuma ferramenta elimina a outra! Sempre é importante para qualquer ação um planejamento estratégico de comunicação para analisar quais os canais que serão mais adequados para cada empresa/proposta específica”, destaca a profissional que há três anos montou o seu próprio e homônimo negócio de assessoria.
Continue lendo “Sabe qual é a boa dos links patrocinados?”